terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Liberdade para se amar...




Embora esta afirmação seja muito simples e clara, a maioria das pessoas não consegue se amar e, portanto, são incapazes de sentir amor pelos outros.
Se você quer sentir amor, precisa começar por amar a si mesmo. Primeiro tem de amar e respeitar seu corpo. Compreender o valor deste corpo. Torná-lo forte através de caminhadas, de alimentação saudável e natural, da meditação diária. Alimentação saudável é um grande passo para começar a se amar. Este corpo é seu amigo e não se pode ser desleal com um amigo. Você precisa amar e cuidar bem dele, pois é a casa onde você mora.
Sinta prazer de morar na sua 'casa-corpo' e para isto descubra o que você gosta de fazer para seu corpo ficar flexível, rejuvenescido, energizado, saudável. Não faça exercícios que lhe façam sofrer, porque quem se ama respeita seus próprios limites.
Você pode praticar alongamentos e as posturas da hatha yoga que trazem tantos benefícios. Pode andar diariamente, admirando a paisagem, a beleza da natureza, se acalmando e se exercitando ao mesmo tempo, fazer sexo também é um ótimo exercício tanto para o corpo como para a mente, principalmente quando se pratica com a pessoa que você gosta e que lhe dê prazer. Você pode nadar, fazer hidroginástica, ou qualquer outro exercício que contribua para a saúde do seu corpo.
Alimentar-se saudavelmente é um ato de amor a si mesmo. A alimentação saudável é um combustível para o corpo, criando novas células, dando energia e evitando o envelhecimento. É o melhor remédio para muitas doenças e até para preveni-las. É necessário ter o discernimento de comer o que é benéfico e não apenas o prazeroso que gera doenças e enfraquece o corpo. Compreender que alimentos gordurosos, pesados, com muito açúcar e sem valor nutritivo são apenas vícios que trazem problemas de saúde, de obesidade, minando o bem-estar.
Muitas vezes, a pessoa se empanturra de muita comida e doce apenas por carências internas. Quando você se amar mais, com certeza, vai evitar alimentos que lhe prejudiquem, bebidas alcoólicas, cigarro e outros vícios nocivos, porque você não quer fazer mal a você mesmo. Você entende que merece o melhor. Merece a saúde e a disposição física.
Leia sobre uma boa nutrição. Use o discernimento para se alimentar bem. Siga também sua experiência. Ouça e compreenda seu corpo, pois ele tem muita sabedoria. Seja seu amigo e cuide bem de você!
Para o bem–estar do corpo, precisamos aprender a relaxar para eliminar as tensões que vão se acumulando no corpo e na mente devido às preocupações e desafios da vida. Com o relaxamento e a meditação, você libera as tensões e estresse, dissolve as ansiedades. Você se sente mais descansado, mais energizado, mais paciente.
O relaxamento e a meditação são essenciais para o processo curativo, para permitir que energias curativas fluam dentro de nós. Você se ancora interiormente. Sente apaziguamento e apoio interior. Você aprende a viver o momento presente, que é o único momento que existe.
Cuide-se!

Um comentário:

  1. Você escreve muito bem. Gostei do blog.
    Está bem interessante.
    Parabéns, linda!
    Bjs

    ResponderExcluir