quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Nobres amigos, amigas e demais companheiros(as),



Primeiramente, gostaria de me desculpar pela demora em me pronunciar. Sei que aqueles que acompanham minha trajetória estavam ansiosos em saber o resultado das eleições que acabamos de concorrer. Confesso que o resultado não foi o esperado. Talvez tenha sido por isso, tive que ter este tempo a mais para me restabelecer e adaptar-me às circunstâncias. De resto, me convencer que minha vida terá um rumo diferente, mas nem por isto menos excitante.
Sei que neste mandato me esforcei ao máximo para dar o que há de melhor em mim, contribui com minhas idéias que considero boas, com minha disposição em ajudar o próximo, e o mais relevante, com humanismo. Mas o inevitável aconteceu justamente no momento em que eu me sentia mais segura e confiante. Penso que não estou só nesta experiência; o inevitável já tocou a vida de muita gente na face da terra. Alguns se recuperaram, outros cederam – mas todos nós já experimentamos o roçar de asas da derrota.
Precisei desse tempo para entender que há coisas que são colocadas em nossas vidas para nos reconduzir ao verdadeiro caminho. Outras surgem para que possamos aplicar tudo que aprendemos. E, finalmente, algumas chegam pra nos ensinar. Só ficou faltando entender alguns momentos difíceis pelo quais passei.
Hoje, ainda assustada com tudo isso, registro que tenho motivação suficiente para seguir colaborando na causa em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes e continuar celebrando a vida com todos os seus percalços. Foi um aprendizado (que aprendizado!) para mim. Aprendi que para não ver triunfar a nulidade, a injustiça, o rancor, ressentimentos, a inveja, a falta de ética, e as intenções funestas, não posso deixar de caminhar – com minhas incertezas e fraquezas – com pessoas de bem. Essas pessoas são maravilhosas e existem em grande quantidade.
Agradeço as maciças manifestações de solidariedade, carinho, as orações e os pensamentos positivos em torno da minha recondução. Elas me confortaram e me encheram de esperança de dias melhores. Tudo isso me alegra. No entanto, não posso deixar de constatar que as razões da minha não recondução, amigos, não estão associadas a vocês, e sim à fragilidade institucional do CDCA-DF, em especial a Comissão Eleitoral, em elaborar um processo onde prevaleça o respeito, principalmente, aos Direitos da Criança e do Adolescente, que é prioridade absoluta!
Então, amigos não posso esquecer de começar meus agradecimentos, pela primeira eleição. Pela votação a mim credenciada há três anos atrás, que me deu o titulo de Conselheira Tutelar, triênio 2006 a 2009, quero que todos saibam que esta vitória não foi uma conquista particular, e sim coletiva de todos nós que procuramos fazer uma sociedade mais justa, aqui em especial, que os direitos de nossos meninos e meninas sejam reconhecidos e respeitados. Para mim é tamanha a felicidade saber que tenho muitos amigos que me admiram, respeitam e confiam no que faço. Foi muito gratificante para mim estar entre vocês e receber os parabéns e abraços de muitos amigos dizendo pra que eu continue sendo esta pessoa que sempre represento onde quer que eu esteja.
Bem, nessa nova eleição, obtive 432 votos suados, pois quem contribuiu para essa votação expressiva, sabe como foi esse dia. Votos esses que me levaram a primeira suplência, com apenas 05 votos de diferença do 5º colocado . Quero dizer ainda que, valeu apena, valeu apena mesmo, pela experiência obtida, pelo aprendizado que tive, pela participação maciça da comunidade que entendeu e que deu sua contribuição apoiando essa causa tão justa.
Em fim, agradeço imensamente a todos os meus amigos e simpatizantes que votaram e acreditaram em mim. Quero desafiar a todos – e me incluo nesse meio – para que militem e participem mais da política em todas as suas formas. E dizer que, se não como Conselheira, mas de outras formas, continuarei ajudando na construção de uma Capital da República mais justa e desenvolvida para nossas crianças e adolescentes.
Aqui fica também o meu recado, aos cinco conselheiros escolhidos para representar o Gama até 2012, que lutem e não meçam esforços, e nem se curvem diante das dificuldades que poderão enfrentar pela frente.
Mais uma vez, aqui ficam meus agradecimentos imensuráveis!

2 comentários:

  1. Quero manifestar a minha satisfação ao longo desses ultimos três anos, de ter tido a honra de compartilhar minha missão ao lado de tão dedicada Conselheira e amiga Eliane, que em momentos de dificuldades soube confortar-nos, mas sem perder de vista com a sua delicadeza conduzir-nos a mais uma etapa d luta que hoje podemos constatar que foi de muitas vitórias. Muitas semententes semeadas por te vingaram e já estão dando frutos. Muitas ainda precisam continuar serem regradas. Conte comingo regrador já está em mãos. Batalhas foram vencidas, hoje é sempre você faz a diferença temos muitos desafios. A luta continua... Especial é quem tem possa tê-la como companheira de luta. Com nossos respeitos e admiração: Evaldo Cardoso da Silva - Conselheiro Tutelar de Ceilândia-DF.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, companheiro Evaldo!
    No corre corre do dia a dia não nos damos conta destas conquistas, conquistas de afeto e valoração de nosso trabalho. Tenha certeza que a honra foi minha de ter aprendido tantas coisas com vc, que é homem de luta!
    Meus verdadeiros agradecimentos! e não podemos esquecer que a luta continua!!!!
    Conselheira Eliane.

    ResponderExcluir